AUDI e-tron GT. Para além da modernidade tecnológica, o coupé eléctrico impressionou pela elegância e originalidade da forma, fugindo aos estereótipos dos modelos de Ingolstadt. Apesar do grande (e certamente pesado) pacote de baterias, consegue ser mais baixo do que o A7. Esta proposta permite perceber que, se quiser, a Audi pode deixar de ser refém de um design tipificado. E, para não haver dúvidas, Andreas Mondt, o responsável do design, até admite que os futuros modelos eléctricos poderão ter imagens diferentes de acordo com o mercado a que se destinam.
O protótipo Vision iNEXT chegou pela primeira vez a um salão como montra de tecnologia e das propostas da BMW para o futuro da mobilidade, mas entre o "artista principal" (X7) e o "actor secundário", acabou por brilhar o M340i xDrive, a proposta que mais atraiu os jornalistas europeus que estiveram em Los Angeles...
FORD. Se há várias marcas que estão a avançar para o campo dos desportivos no universo dos SUV, a Ford tem uma posição oposta. O EDGE ST com mais de 300 cv apresentado em Los Angeles não vai atravessar o Atlântico, porque a marca considera que este tipo de proposta não interessa aos clientes europeus.
HONDA. Os Estados Unidos são a grande aposta da marca japonesa, que condiciona muito da sua estratégia global ao gosto e estilo dos americanos. Foi nesse sentido que foi projectado e desenvolvido nos EUA um novo SUV. Chama-se Passport, mas não está prevista a sua venda na Europa.
KARLMANN KING. O monstro chinês de seis toneladas faz com que o Cadillac Escalade parecesse um brinquedo. O modelo foi mostrado no salão, mas não havia ninguém para falar sobre ele...
KIA. Na apresentação do renovado Soul EV, a marca sul-coreana resumiu as grandes tendências do momento ao nível dos automóveis eléctricos, que passam por mais potência e maior autonomia. Este modelo vai chegar à Europa no primeiro semestre do próximo ano e mostra que a Kia continua apostada na originalidade da forma e na vanguarda tecnológica.
MAZDA. A nova geração do Mazda 3 levou a Los Angeles jornalistas dos quatro cantos do mundo e, podemos afirmá-lo, valeu a pena. A proposta tem tudo para ser um sucesso. A imagem merece aplausos, a tecnologia deu um passo em frente e a grande dúvida passa pela opção entre o hatchback de cinco portas ou o coupé de quatro portas. Pelo que ouvimos aqui e ali, por parte de vários jornalistas europeus, as opiniões dividem-se. Tal como nós, que nem somos defensores da arquitectura de três volumes, essa é a mais elegante, mas há muita gente a defender o cinco portas...
MERCEDES. Desengane-se quem pensava que o AMG GT já tinha um grande número de propostas. Este modelo continua a garantir dividendos e, ao mesmo tempo que renovou a gama, a marca avançou com o GT-R Pro, uma versão apimentada, inspirada nos GT3 e GT4 de competição e desenvolvida para os cliente mais desportivos poderem andar na estrada e aventurarem-se em pista. À partida, para além da evolução da suspensão e da aerodinâmica, pouco mais há para destacar. Mas, mesmo assim, o modelo foi o centro da atenções no pavilhão da marca de Estugarda.
RIVIAN. As propostas mais originais que surgiram no salão tinham origem num fabricante praticamente desconhecido que mostrou um SUV (de cinco ou sete lugares) e uma pick up 100 por cento eléctricos. São modelos volumosos, à medida dos americanos, mas devem ser disponibilizados na Europa em 2021. Cada uma das propostas pode ser equipada com três baterias diferentes: 105 kWh, 135 kWh ou 180 kWh, que permitem garantir autonomias de 660 km, 500 km e 385 km, respectivamente.
TOYOTA. O Prius Hybrid continua a evoluir, apesar de a marca japonesa continuar a bater na mesma tecla numa altura em que os seus concorrentes mais ou menos directos avançam com soluções mais inovadoras. Será que mais um motor eléctrico e tracção total deixam o pioneiro numa situação mais vantajosa?... Só o futuro o dirá. O novo RAV-4 assumiu o estilo dos SUV mais radicais, mas ainda não há certezas sobre a chegada desta nova proposta ao mercado nacional.
VOLKSWAGEN. O concept ID Buzz está longe de ser uma novidade, mas a marca de Wolfsburg apresentou a versão Cargo virada para o mercado americano, onde os serviços de distribuição têm um peso tremendo. Mas se este furgão eléctrico aponta o futuro, o Beetle está quase a fazer parte do passado. A VW vai descontinuar a produção desta proposta revivalista e mostrou um modelo designado "Final Edition", com níveis de equipamento muito completos.