Pesquisa
Como se "mata" o Renault Clio RS? Com um Zoe RS!

É uma notícia que poderá enervar os apaixonados pelo Clio mais musculado da Renault. O construtor francês admite, mais uma vez, substituir o modelo de competição por um Zoe RS 100% eléctrico.

A ideia ,que já circula com insistência no mundo automóvel há alguns meses, foi agora avançada à Auto Express por responsáveis da Renault Sport, indo ao encontro das normas europeias no que às emissões poluentes diz respeito.

Segundo a revista britânica, o desenvolvimento do Renault Zoe RS para um campeonato de velocidade à parte, até poderia obrigar outras marcas automóveis a considerarem o desenvolvimento de versões 100% eléctricas, como o Ford Fiesta ST e o Volkswagen Polo GTI.

"Seria necessário desenvolver uma tecnologia muito elaborada para que o Clio RS conseguisse atingir níveis reduzidos de emissões de dióxido de carbono", afirmou Ali Kasai, vice-presidente da divisão de planeamento de produtos da marca.

"Para manter o elevado desempenho deste veículo, seria necessário cobrar um valor tal que os nossos clientes seriam incapazes de pagar ", destacou o executivo. "Neste momento, não conseguimos encontrar uma solução para esse dilema; é impossível!"

Em 2017, a Renault Sport obteve em pista resultados muito positivos com o Zoe e-Sport Concept de 460 cv de potência. Configurado com dois motores eléctricos, o protótipo conseguiu atingir uns impressionantes 3,2 segundos dos 0 aos 100 km/hora.

Ainda de acordo com a Auto Express, há duas opções para a divisão de competição do construtor gaulês tornar o Renault Zoe RS uma realidade.

Ou equipa o modelo com um motor eléctrico maior e mais potente, ou instala uma segunda unidade motriz no eixo traseiro, ultrapassando, em larga escala, os 135 cv disponibilizados pela segunda geração do modelo que irá chegar em Novembro ao nosso país.

Qual seria o desempenho, a autonomia e a performance em pista do Zoe RS são as questões que têm de ser respondidas.

Como sublinhou Ali Kasai, não há qualquer interesse em desenvolvê-lo se só conseguir dar uma volta ao circuito para depois parar nas boxes para "reabastecer-se" de electricidade!

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.