O principal "calcanhar de Aquiles" dos automóveis 100 por cento eléctricos continua a ser a autonomia. Mas graças aos avanços tecnológicos nas baterias, este número tem vindo a subir. E se até agora só os modelos Tesla e o novo
BMW i3 podiam ultrapassar a barreira dos 250 km, a Opel já anunciou que a autonomia do
novo Ampera-e vai passar os 300.
Esta constante evolução obriga as marcas a estarem atentas às propostas dos seus principais rivais e as movimentações mais recentes indicam que a próxima investida será da Renault, que levará a Paris um Zoe renovado e com uma autonomia a rondar os 354 km (mais do dobro da actual versão, que tem uma capacidade real de 170 km, apesar da autonomia homologada ser de 240 km).
Pelo menos é isso que assegura a publicação francesa BFMTV, que ainda dá conta da utilização de um novo e renovado propulsor eléctrico e do recurso a uma bateria de 60 kWh, um valor que a confirmar-se representa uma evolução significativa face aos 22 kWh de capacidade útil que oferece a versão actual.
Ainda assim, teremos que aguardar pelo Salão Automóvel de Paris, que decorre entre 1 a 16 de Setembro - depois de dois dias reservados à Comunicação Social -, para descobrir se este novo Zoe será mesmo uma aposta da marca francesa para fazer frente ao rival da Opel.