A COP28 arrancou esta quinta-feira no Dubai mas a Volvo Cars já se adiantou às decisões que dali sairão para combater as alterações climáticas.
A construtora sino-sueca assumiu o objectivo de reduzir em 75% as emissões de dióxido de carbono até ao final desta década, tomando 2018 como referência.
Assumida está igualmente a ambição de ser climaticamente neutra até 2040 e reduzir em 40% as emissões de CO2 por automóvel entre 2018 e 2025.
A Volvo Cars sublinha mesmo que, nos primeiros nove meses deste ano, as emissões globais de CO2 por veículo foram já 19% inferiores face a 2018.
A Volvo revelou ainda que, no início do próximo ano, sairá da linha de montagem o seu último automóvel a gasóleo.
O EX30 é um dos vários modelos que irá lançar a médio prazo até ser um fabricante de automóveis 100% eléctricos em 2030.
Recorde-se que, nos primeiros três trimestres deste ano, 16% das vendas mundiais da marca foram viaturas totalmente electrificadas.
"Já usámos anteriormente as cimeiras COP para promover a acção climática colectiva e a COP28 não será diferente", explica Jonas Otterheim, responsável da divisão de acção climática da Volvo Cars.
A cimeira tem como pano de fundo o Relatório Global de Avaliação do Clima das Nações Unidas publicado em Setembro.
O documento indica que, apesar de algumas áreas de progresso, o planeta está ainda longe de limitar o aquecimento global a 1,5º C face aos níveis pré-industriais.
O relatório afirma que, para a indústria automóvel, "a eliminação progressiva dos motores de combustão interna e o uso de veículos eléctricos oferecem o maior potencial de atenuação no sector".
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?