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A estreia mundial aconteceu no final do último ano mas só esta terça-feira o novo Volvo EX90 foi revelado em Lisboa com os respectivos preços.
A gama é composta por três níveis de equipamento – Core, Plus e Ultra – e três motorizações, suportada por duas baterias com diferentes capacidades.
O SUV assume-se como um manifesto do futuro eléctrico da marca sueca mas sem perder o ADN por que os seus modelos sempre foram reconhecidos.
Apontado como o Volvo mais seguro de sempre, para o nosso país está apenas prevista a variante de sete lugares com uma autonomia até 600 quilómetros.
Na segurança activa e apoio à condução conta com oito câmaras, cinco radares e 16 sensores ultra-sónicos.
Nem sequer falta um sensor LiDAR de série, para controlar o ambiente em redor da viatura, como peões, ciclistas e veículos.
Capaz de identificar qualquer obstáculo até 200 metros de distância, a Volvo afirma que esta tecnologia permitirá reduzir até 20% os acidentes mais graves.
O Pilot Assist inclui funções de condução semi-autónoma, embora o sistema esteja pré-configurado para guiar o SUV sem qualquer intervenção do condutor.
A assegurar as funções-chave da viatura está um sistema central com as plataformas Xavier e Orin NVIDIA, e o Snapdragon Cockpit da Qualcomm.
Já são conhecidos os preços de entrada para cada motorização no nível de equipamento mais baixo e as encomendas já estão abertas.
Todavia, a chegada aos concessionários nacionais, que estava prevista para o final deste ano, só acontecerá no segundo semestre de 2024.
O adiamento deve-se ao atraso da produção do SUV, que só irá acontecer no início do próximo ano.
Versão | Equipamento | Potência | Bateria | Autonomia | Preço |
Single Motor RWD | Core / Plus | 205 kW (279 cv) | 104 kWh | até 580 km | desde 88.200 euros |
Twin Motor AWD | Core / Plus / Ultra | 300 kW (408 cv) | 111 kWh | até 600 km | desde 94.200 euros |
Twin Motor Performance AWD | Core / Plus / Ultra | 380 kW (517 cv) | 111 kWh | até 590 km | desde 99.300 euros |
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