Pesquisa
Salões

Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!

16:09 - 26-02-2018
  71
Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!
Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!Corbellati Missile: da joalharia até aos… 500 km/h!

Ao lado das grandes novidades dos construtores, digamos, "mainstream", o salão de Genebra é célebre por abrir espaço a pequenos artesãos que concebem máquinas esplendorosas e de "performances" magnificentes que têm aqui o seu palco privilegiado para saírem de uma existência quase sempre discreta… Este ano, entre vários modelos únicos, o certame helvético registará a estreia de um hiperdesportivo feito por uma família… de joalheiros!

O Corbellati Missile é um hiperdesportivo que não faz por menos, apontando à barreira… dos 500 km/h! Embora com um visual algo "retro", a fazer lembrar grande máquinas italianas do passado como o Alfa Romeo 33 Stradale ou o Ferrari 330 P4, trata-se de um "monstro" todo feito em fibra de carbono com o maior motor que se pode ver num automóvel: um V8 de nove litros e dois turbos a atingir os 1800 cv!

Há 70 anos que os Corbellati trabalham jóias e peças artísticas decorativas. Mas a geração mais recente desenvolveu esta paixão pelas "belle macchine" e os últimos anos têm sido de grande agitação em torno de algo que começou como um sonho/"hobby" e se tornou quase numa obsessão!

No seu site, a família Corbellati diz ao que vem: "Missile é o nome escolhido, um nome simples com impacto que comunica claramente as nossas intenções: ser o mais rápido do mundo. O objectivo a que nos propomos é, sem dúvida, muito ambicioso e aceitamos que, para muita gente, possa parecer que o estabelecemos só para ganhar notoriedade, mas por trás deste objectivo estão meses de cálculos aerodinâmicos para conseguir a menor resistência possível e a necessária carga aerodinâmica para conseguir atingir e passar os 500 km/h. O coração deste carro é a sua outra força para atingir esse objectivo, na verdade o V8 de 9 litros biturbo debita 1800 cv e 2350 Nm de binário criando, em conjunto com a aerodinâmica, as condições para este ser um carro único".

O Missile vai fazer a sua estreia em Genebra, embora o ponto alto para a Corbellati seja a presença num certame muito especial, onde só as marcas muito exclusivas costumam estar presentes, o "Top Marques", no Mónaco. Este carro é definido, na linha da história da família, como "a jóia da estrada". Terá 4,67 m de comprimento, por 2,04 m de largura e 1,17 m de altura, dimensões semelhantes às de um Ferrari LaFerrari ou de um Pagani Huayra.

Em posição central traseira terá o tal motor V8 9.0 biturbo que, não havendo qualquer referência, calcula-se que seja feito "em casa". Os 2350 Nm de binário são transmitidos apenas às rodas traseiras, através de uma caixa manual de seis velocidades, com um diferencial autoblocante no eixo posterior. A travagem está a cargo de quatro discos carbocerâmicos, todos com 394 mm de diâmetro.

Resta agora saber como é que a Corbellati irá fazer para mostrar que o seu Missile é capaz de atingir os 500 km/h… O actual recorde de um automóvel de série (mesmo que pequena…) é de um Koenigsegg Agera RS, com a média de 457,7 km/h em dois percursos numa auto-estrada do Nevada, fechada para o efeito. Já se sabe que a Bugatti vai tentar bater aquela marca com o Chiron, na pista de testes da VW, de Ehra-Essien, enquanto a americana Henessey também vai tentar a sua sorte, usando uma das longas pistas do Kennedy Space Center.

Onde arranjará a Corbellati espaço para atingir os desejados 500 km/h?!... Conseguirá alugar o longo anel de velocidade de Nardo, no sul de Itália? Primeiro vejamos o carro em detalhe, na apresentação em Genebra. Depois, então, logo se verá se esta família de joalheiros com sete décadas de história consegue cumprir o prometido quando se dedica às quatro rodas!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.