Pesquisa
Actualidade

Koenigsegg Agera RS bate recorde de velocidade com 447,6 km/h!

10:45 - 06-11-2017
  604
Koenigsegg Agera RS bate recorde de velocidade com 447,6 km/h!
Koenigsegg Agera RS bate recorde de velocidade com 447,6 km/h!
A Koenigsegg decidiu pôr os "pontos nos ii" e estabelecer várias marcas de referência, agora que se aproximam novos hiperdesportivos a reivindicar o lugar de mais rápidos automóveis de produção do Mundo. Primeiro com o incrível recorde do 0-400-0 km/h em 37,28 s, agora com a velocidade máxima jamais registada num automóvel de produção, tendo atingido os 447,6 km/h.

Esta é a marca que fica como válida, pois trata-se da média das duas passagens em ambas as direcções, condição para ser homologada, embora o hiperdesportivo sueco tenha atingido um pico de 457,5 km/h! O carro foi o mesmo Koenigsegg Agera RS que conseguira o recorde dos 0-400-0 km/h e guiado pelo piloto de fábrica, Niklas Lilja, na Route 160, no estado do Nevada (EUA), entre Las Vegas e Pahrump.

Ou seja, uma estrada pública e não uma pista de testes como a utilizada, em Junho de 2010, pela Bugatti. Nessa altura, no centro de testes do Grupo VW de Ehra-Lessien, um Veyron Super Sport atingiu a velocidade média de 431 km/h e era aí que estava a fasquia para o Koenigsegg. Que não só a iria tentar superar numa estrada pública que, para mais, nem era bem plana, subindo ligeirissimamente para um dos lados…
Koenigsegg Agera RS bate recorde de velocidade com 447,6 km/h!

Mas o que é isso para os 1360 cv do Agera RS, nesta ocasião "calçado" precisamente com os mesmos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 que são equipamento de série… O carro recebeu ainda equipamento de medida da Racelogic para registo rigoroso das velocidades, de forma a que o recorde possa encontrar lugar no "Livro do Guiness".

No primeiro percurso, o Agera RS atingiu os 437,7 km/h mas, no segundo, chegou a inimagináveis 457,5 km/h, resultando na média recorde de 447,6 km/h, bem acima do que o Bugatti Veyron Super Sport tinha conseguido. A Koenigsegg voltava a fazer história e a colocar a fasquia bem alta para os seus competidores. Um dos quais, a Hennessey que acabou de apresentar o Venom F5 que se quer tornar no carro de produção mais rápido do Mundo, foi a primeira a felicitar os suecos e a congratular-se por a fasquia ter ficado tão alta para o seu F5 que anuncia uma velocidade máxima de… 484 km/h!

Mas, claro, ainda há a Bugatti com o novo Chiron e a marca do Grupo VW não se deverá ficar sem uma tentativa de recuperar o recorde. Há promessas de que o fará em 2018 e, segundo as estimativas, os pneus de série permitirão ultrapassar ligeiramente os 450 km/h, o que poderá ser… lento. Mas com pneus mais avançados, os cálculos da Bugatti é que o Chiron poderá atingir os 483 km/h! A corrida pelo recorde está (re)lançada!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.