Pesquisa
Novos Modelos

Lucid Air de 1000 cv abre "guerra dos super-eléctricos"!

18:00 - 15-12-2016
  588
Lucid Air de 1000 cv abre "guerra dos super-eléctricos"!
Quem sempre achou que os automóveis eléctricos são máquinas focadas na eficiência e que não proporcionam emoção, pode começar a mudar de opinião porque… está lançada a "guerra dos super-eléctricos"! Se até aqui apenas a Tesla se assumia como a marca que juntava mobilidade sem emissões a "performances", uma série de empresas "start-up" estão a aparecer para lhe fazer frente, quase todas com (avultados) capitais chineses por trás e contratações e vulto.

Lucid Air de 1000 cv abre "guerra dos super-eléctricos"!


Em Janeiro, na feira de electrónica de Las Vegas, a Faraday Future vai mostrar o seu primeiro carro de produção em série que deverá ser um monovolume eléctrico e superpotente. Mas a Lucid antecipou-se e já mostrou imagens da sua berlina de luxo, de nome Air, com que irá fazer frente ao Tesla Model S, com mais requinte, tecnologia e… potência! Em comum, ambas as empresas estão instaladas na Califórnia (Estados Unidos) – a Faraday Future perto de Long Beach, Los Angeles, a Lucid em Silicon Valley –, tendo investidores chineses como principais accionistas.

Mas centremo-nos na Lucid e no seu ambicioso plano para enfrentar a Tesla. A empresa começou por se chamar Atieva e foi fundada pelo milionário chinês Jia Yueting que fez fortuna com vendas "online". O mesmo Yueting fundou uma outra marca de superdesportivos eléctricos na China, a LeEco, que já apresentou um protótipo, mas que parece, entretanto, ter parado… Mostrando que leva o seu projecto americano muito a sério, tratou de contratar o vice-presidente… da Tesla e um dos principais responsáveis do desenvolvimento do Model S, Peter Rawlinson.

E assim começou o desenvolvimento do Atvus, a berlina de luxo com "performances" de superdesportivo, ainda mais radicais que as do Tesla S P100D, com os testes a serem feitos com toda a mecânica disfarçada… num furgão Mercedes Vito. Que logo deu nas vistas por não ser normal um furgão atingir os 100 km/h em 3,2 s sem fazer qualquer ruído! Entretanto, a empresa (que também integra antigos executivos da Oracle) percebeu que Atieva Atvus não era coisa que se chamasse a um automóvel que se pretendia futurista…

Não só a companhia mudou de nome para Lucid Motors, como também o carro se passou a chamar Air. E assim chegamos a este ponto, em que são reveladas as primeiras imagens do carro que será lançado em 2018, com um "design" de facto futurista e com prestações de… cair para o lado! Apesar de ser mais pequeno por fora, o Lucid Air oferece o mesmo espaço interior de um Mercedes Classe S ou de um BMW Série 7 (ver imagem ao lado), graças à sua arquitectura em que as baterias estão colocadas ao longo de toda a plataforma do carro.

De série, o Lucid Air virá com uma bateria de 100 kWh mas, em opção, poderá ter uma de 130 kWh, para alimentar dois motores, um em cada eixo, que totalizam 745 kW, o equivalente a 1000 cv! O que proporciona acelerações estonteantes, anunciando 0 a 60 milhas por hora (0-96 km/h) em apenas 2,5 s… Quanto a autonomia, o valor revelado é de 643 km, bem acima dos 506 km anunciados pelo Tesla S!

Está feita a apresentação deste novo "player" de uma nova realidade que está a nascer, a da competição entre os super automóveis eléctricos! A que a Tesla irá responder, a que se juntará a Faraday Future e também a chinesa NextEV que ainda recentemente mostrou o seu superdesportivo. Mas a que os grandes construtores europeus não irão, certamente, ficar indiferentes… A Lucid Motors está, agora, a começar a construir a sua fábrica, no Arizona, para produzir o Air, a partir de 2018.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.