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Superdesportivo chinês é eléctrico com 1360 cv e já bate recordes!

08:52 - 22-11-2016
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Superdesportivo chinês é eléctrico com 1360 cv e já bate recordes!
Era o superdesportivo eléctrico por que muito se esperava e não defraudou as expectativas na sua apresentação: o Nio EP9 é o primeiro automóvel da marca chinesa NextEV, nada menos que um superdesportivo eléctrico de… 1360 cv! A NextEV é um nome familiar para quem siga as corridas de Fórmula E, campeonato em que alinha uma equipa, tendo ganho o título de pilotos logo no primeiro ano, com Nélson Piquet Jr.

Superdesportivo chinês é eléctrico com 1360 cv e já bate recordes!


O Nio EP9 foi agora apresentado em Londres como o começo de uma nova era e fê-lo… com "estardalhaço"! Não que esta marca chinesa queira impor o seu lema "o regresso do céu azul" à conta da venda de superdesportivos, mas marca uma posição com este carro mostrando que tudo é possível fazer, preparando o lançamento dos seus primeiros modelos verdadeiramente comerciais, já no próximo ano.

Mas o dia é do Nio EP9, um soberbo concentrado de tecnologia de que apenas deverão ser construídas seis unidades a serem vendidas por uma fortuna ainda desconhecida. Mas a NextEV revelou que o preço de construção do EP9 ultrapassa o milhão de euros…

O caso não é para menos, quando começamos a ver desfilar os números. Em termos de propulsor, o Nio EP9 tem quatro motores eléctricos, um por roda, que perfazem 1360 cv, conseguindo uma "barbaridade" total de 6334 Nm de binário passado às rodas em carga máxima! Assim se justifica que chegue aos 100 km/h em 2,7 s e aos 200 km/h em 7,1 s, conseguindo atingir uma velocidade máxima de 313 km/h… Ainda há quem apelide os automóveis eléctricos de… aborrecidos?!

Para alimentar os motores, o EP9 confia em duas grandes baterias de iões de lítio que lhe permitem uma autonomia de 426 km – mas não a guiar àquelas velocidades… –, podendo ser carregadas em apenas 45 minutos, num posto de carregamento rápido. Em alternativa, as baterias estão projectadas de forma a poderem ser substituídas em apenas oito minutos!

Todo este poderio foi acompanhado por um estudo muito cuidado das ligações ao solo e da aerodinâmica, para que o superdesportivo chinês fosse verdadeiramente competente, como veio a demonstrá-lo na prática. Além da tracção integral (por ter os quatro motores nas rodas), conta com suspensão activa e quatro modos de afinação dos amortecedores e uma carga aerodinâmica que chega a ser o dobro da de um Fórmula 1! Em parte graças à asa traseira activa que se coloca em três posições distintas, consoante as necessidade de aderência.

Os dois pilotos da equipa de Fórmula E, Nelson Piquet Jr. e Oliver Turvey, tiveram a oportunidade de testar o carro na pista de Paul Ricard e ficaram impressionadíssimos com as acelerações mas, acima de tudo, com a forma como o Nio EP9 se comportava em curva. Tudo graças à aerodinâmica que consegue contrariar o peso relativamente elevado do conjunto, devido às baterias: apesar do uso intensivo (todo o chassis e carroçaria) da fibra de carbono, ainda fica nos 1735 kg.

O habitáculo está algures entre um carro de competição e uma antevisão futurista, com quadro de painéis digitais e um volante tipicamente de carro de corrida. Que este Nio EP9 não pretende ser, apesar dos longos testes feitos em circuito.

E, claro, da cereja no topo do bolo! Ao amanhecer do passado dia 14 de Outubro, em segredo, o Nio EP9 fez-se ao temível traçado do Norschleife do Nürburgring e estabeleceu um novo recorde para automóveis eléctricos, tirando quase 17 segundos à anterior marca. A fasquia estabelecida pelo superdesportivo chinês está agora em 7.05,12, apenas oito segundos mais lento que o tempo do Porsche 918 Spyder!

A NextEV é uma empresa chinesa, sediada em Pequim e Xangai, mas cujo centro de desenvolvimento está na zona de S. Francisco (EUA), tendo já escritórios em Londres e Munique. No início deste mês sofreu um forte abalo, com a morte prematura de um dos seus co-fundadores, Martin Leach, nome com largos pergaminhos na indústria automóvel (e uma passagem particularmente bem-sucedida pela Ford), e um dos principais entusiastas deste projecto.
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