![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Já foi revelada a primeira Ford Transit 100% eléctrica, que irá chegar ao mercado europeu na Primavera de 2022.
Em termos estéticos, a E-Transit não se diferencia por aí além dos seus equivalentes equipados com motorizações a gasóleo.
Exceptuam-se a nova grelha frontal, com as barras horizontais a azul, e a entrada de carregamento à frente, montada logo abaixo do logótipo da marca.
Proposta em 25 configurações, capacidades de peso e comprimentos da carroçaria, terá uma carga útil até 1.616 quilos na variante carrinha, e até 1.967 quilos nos modelos de caixa aberta ou com caixas independentes de carga.
A Ford E-Transit é avançada com uma autonomia eléctrica estimada em redor dos 350 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP.
Para os responsáveis da marca americana, são "aproximadamente três vezes a distância que um motorista de frota cobre diariamente" na Europa.
Essa distância é conseguida através de uma bateria de 67 kWh, montada no piso do furgão, sendo o carregamento a 100%, com o carregador de bordo de 11,3 kW, conseguido em pouco mais de oito horas.
Nos postos DC de carregamento rápido até 115 kW, é possível recarregá-la de 15 a 80% em cerca de 34 minutos.
Positivo é o facto de os condutores terem acesso à rede de carregamento FordPass, constituída por cerca 160 mil carregadores em todo o mundo, muitos deles com capacidade para carregamento rápido.
A Ford afirma que os 269 cv e os 430 Nm dados pelo motor eléctrico às rodas traseiras convertem a E-Transit na carrinha eléctrica mais potente do mercado, embora não avance com dados sobre o seu desempenho em estrada.
Seleccionada a condução em Eco Mode, a autonomia pode aumentar entre oito a 10% através da regulação do acelerador, da redução da velocidade máxima e da optimização do sistema de climatização.
Disponível está igualmente a pré-programação do controlo climático, para ajustar a cabina à temperatura desejada enquanto o veículo está em carga.
Outros recursos disponíveis incluem a opção Pro Power Onboard, inédito neste tipo de veículos.
Significa que a E-Transit pode transformar-se num gerador sobre rodas, fornecendo até 2,3 kW de energia para uso de ferramentas e equipamentos eléctricos.
Ao nível de equipamentos tecnológicos, a E-Transit está equipada de série com o FordPass Connect, para gerir e optimizar a eficiência da frota através da solução Ford Telematics.
Possui igualmente um ecrã táctil de infoentretenimento Sync4 de 12 polegadas, com actualizações over-the-air, reconhecimento de voz e navegação em cloud.
Assistência pré-colisão com travagem de emergência, alerta de ponto cego, aviso de saída involuntária de faixa, e cruise control adaptativo inteligente, assim como uma câmara de 360° com assistente de travagem em marcha-atrás, são os sistemas de apoio à condução que a equipam.
Novidade é a inclusão de um limitador de velocidade, associado ao sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, que os gestores de frota podem ajustar para evitar a ultrapassagem dos limites legais de circulação.
Até chegar ao mercado europeu, previsto para o final do primeiro trimestre de 2022 e ainda sem preços de referência definidos, a Ford E-Transit será ainda alvo de extensos testes.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?