Parece ser já um sucesso antes mesmo de ter chegado aos concessionários: o novo Citroën ë-C3 já registou mais de 10 mil pré-encomendas… e o nosso país é o quarto em número!
Revelado a 17 de Outubro, as reservas online das versões You e Max deveriam encerrar este domingo mas foi decidido prolongá-las até ao fim de Janeiro.
Note-se que será, sobretudo, uma manifestação de interesse pelo modelo já que quem está a participar nesta campanha não pagou um único euro.
Pelo contrário, os "reservistas" apenas adquiriram o direito de estar entre os primeiros a poder encomendar o novo "eléctrico".
A filosofia no desenvolvimento do novo C3 está ligada ao 2CV mas enquanto este propunha pôr a Europa sobre rodas no pós-Segunda Guerra Mundial, o compacto urbano quer aumentar a electromobilidade das populações.
Com apena 4,01 metros de comprimento e uma bagageira de 310 litros, o novo ë-C3 segue algumas das opções estilísticas delineadas no Citroën Oli.
A dianteira mais alta e o pára-brisas com uma inclinação quase vertical dão-lhe mais volume, a que se soma um capô curto para criar contraste.
Visto de perfil, percebem-se as linhas inferiores, esculpidas à frente e atrás, a fluírem para os faróis, farolins e painéis das portas.
A traseira é marcada por uma escultura técnica na parte inferior da porta da bagageira, acima da qual se encontra uma faixa decorativa em preto brilhante.
Tendo mais 10 cm de altura do que o antecessor, para os 1,57 metros, a Citroën destaca o maior espaço a bordo para os cinco ocupantes.
Como se fosse um pequeno SUV, a distância ao solo também aumentou, de 13,5 para 16,3 cm, facilitando o acesso a bordo ou a passagem sobre lombas.
A decorar o posto de condução mais elevado já não está o clássico painel de instrumentos.
O C-Zen Lounge reinventa o tabliê ao incluir um pequeno visor head-up horizontal sob o pára-brisas com todos os dados necessários à condução.
Na versão You, o infoentretenimento é dado através duma aplicação para telemóvel, que pode ser encaixado num suporte ao centro do tabliê, com o Max a contar com um ecrã táctil multimédia de 10,25 polegadas.
O conforto a bordo é assegurado pelos bancos Advanced Comfort, redesenhados para este "eléctrico" com uma espuma mais densa.
Em estreia no compacto está igualmente a suspensão Advanced Comfort, que passa a ser de série em todas as variantes.
Ao nível da segurança activa e apoios à condução, poder-se-á contar com as mais recentes evoluções tecnológicas nesses campos.
O principal ponto de interesse no citadino eléctrico está mesmo no preço: a variante You começa nos 23.300 euros, com o Max a arrancar nos 27.800 euros.
No programa está uma bateria de 44 kWh, recarregável de 20 a 80% em 30 minutos a 100 kW, para uma autonomia a bater nos 320 quilómetros.
Os 83 kW (113 cv) debitados pelo motor eléctrico às rodas dianteiras levam-no aos 100 km/hora em 11 segundos, para 135 km/hora de velocidade de ponta.
Se estes números são compatíveis para uma condução que privilegia a cidade e os arredores, há outra versão prevista assumidamente citadina.
Em 2025 deverá chegar ao mercado europeu uma variante por menos de 20 mil euros, neste ataque à electromobilidade de baixo preço definido pela Stellantis.
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