Skoda Enyaq… assim, simples e directo! Esta será a designação do primeiro SUV 100% eléctrico que a marca checa irá revelar até ao final deste ano.
O modelo, que deverá fazer parte da submarca iV, ao lado das versões híbridas plug-in do Octavia e do Superb, e do citadino eléctrico Citigo, irá também ser uma estreia com a plataforma MEB do grupo Volkswagen, que sustenta o VW ID.3.
Primeiro de uma série de mais de uma dezena de carros totalmente eléctricos, a serem lançados até final de 2022, o Enyaq vai buscar a sua distinção entre pares ao próprio nome.
Enyaq deriva da palavra Enya, que em irlandês significa "fonte de vida" e, em gaélico corresponde a "essência", "espírito" ou "princípio.
A letra "E", no início do nome, simboliza a entrada da insígnia numa nova era de electro-mobilidade, enquanto a letra "Q" a liga aos outros SUVs e crossovers – Kodiaq, Karoq e Kamiq – que integram a sua oferta automóvel.
Em 2025, a Skoda espera que os seus modelos 100% eléctricos ou híbridos plug-in representem 25% do seu volume de vendas.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?