Pesquisa
Actualidade

Novo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feira

09:01 - 28-01-2017
  277
Novo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feira
Novo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feiraNovo SEAT Ibiza é apresentado na terça-feira
O actual SEAT Ibiza está próximo de se retirar, com a marca de Martorell a escolher o final deste mês para a apresentação oficial da quinta geração deste modelo.

Mas enquanto isso não acontece, a SEAT resolveu "brindar-nos" com um "teaser" que deixa antecipar que esta quinta geração do Ibiza vai seguir a mesma linguagem visual do novo Leon, que acaba de receber um "facelift".

Todo este projecto foi desenvolvido sob enorme secretismo, basta recordar o facto de alguns dos testes dinâmicos terem sido feitos com uma camuflagem inspirada num… Hyundai i20. Como tal, os detalhes ainda são escassos. Certo, para já, é que este novo Ibiza vai usar a já conhecida plataforma MQB do Grupo Volkswagen e será ligeiramente maior do que o seu antecessor.

No que a motorizações diz respeito, este Ibiza estará disponível com blocos de três e quatro cilindros, sendo que alguns mercados vão contar com uma variante com um motor naturalmente aspirado de 1.0 litro. Ainda assim, o grande destaque vai para o novo motor 1.5 litros TSI, que substitui o actual 1.4 TSI.

Mas enquanto a SEAT não apresenta este novo modelo (a apresentação oficial vai decorrer na próxima terça-feira), resta-nos recordar a história de um dos modelos mais importantes da SEAT, uma vez que foi o grande impulsionador da internacionalização da marca espanhola.

Nestes 33 anos de "vida" contam-se mais 5,4 milhões de unidades vendidas. Para se perceber o "tamanho" deste número basta recordar que se estes veículos fossem todos alinhados ultrapassavam a distância que separa Barcelona da Nova Zelândia.

O design da primeira geração esteve a cargo do italiano Giorgetto Giugiaro e o motor que o "equipava" foi desenvolvido em parceria com a Porsche.

Mas as curiosidades em torno deste modelo não terminam aqui. Todos os dias saem 700 novos Ibizas da unidade de produção de Martorell, sendo que desses, 80% são exportados para mais de 75 países. E se ainda não acha estes números suficientemente impressionantes, saiba que desde o ano do seu lançamento, em 1984, a SEAT já usou mais de 70 milhões de quilos de tinta, uma quantidade que dava para pintar a famosa Torre Eiffel mais de 1000 vezes.

Mas porque mais importante do que recordar o passado é pensar no futuro, resta-nos aguardar pela próxima semana e pela revelação oficial do novo Ibiza, o próximo protagonista desta história que já vai com 33 anos, com a certeza de que marcará presença no "stand" da SEAT no certame de Genebra e que a estreia comercial só vai acontecer em Junho.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.