O Salão Automóvel de Frankfurt abre as portas ao público a 14 de Setembro, quando a chanceler Angela Merkel cortar a fita inaugural, depois dos dois dias reservados à Comunicação Social. O certame alterna com o Salão Automóvel de Paris, e é o grande acontecimento da indústria automóvel europeia nos "anos ímpares". Em 2015 reuniu 1.100 expositores oriundos de 39 países e foram apresentadas 219 novidades, apreciadas por 900 mil visitantes.
Os grandes salões deixaram de ter o apelo que já motivaram junto dos grandes construtores e, por isso, para além das marcas alemãs que jogam em "casa", apenas é evidente a adesão dos construtores asiáticos.
PRESENÇAS: Olhando para o elenco dos expositores, encontramos a Audi, Bentley, BMW, Bugatti, Dacia, Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Kia, Lamborghini, Land Rover, Lexus, Maserati, Mazda, Mercedes, Mini, Opel, Porsche, Renault, Seat, Skoda, SsangYong, Subaru, Suzuki, Tata, Toyota e Volkswagen.
NOVIDADES
AMG - Mercedes – O hiper-desportivo Project One, derivado da F1, talvez seja o modelo mais aguardado do Salão Automóvel de Frankfurt.
Audi – O novo A8 e o renovado A7 Sportback são as apostas da marca de Ingolstadt para os próximos meses, embora seja expectável a apresentação de um protótipo que antecipe o futuro A6.
Bentley – O novo Bentley Continental deve fazer a sua estreia em Frankfurt...
Citroën – O SUV C3 Aircross chega ao mercado nacional lá para o fim do ano
Dacia – Tudo indica que será apresentada a segunda geração do Duster.
Ferrari – Segio Marchionne não esteve em Paris, no ano passado, mas a sua presença em Frankfurt é aguardada com expectativa. Temas como a mobilidade eléctrica nos modelos de Maranello e o SUV que não será um SUV, abrem caminho à especulação...
Ford - Frankfurt pode servir de cenário para a apresentação do novo Focus.
Honda – O Type R é um tema da actualidade e atrai as atenções para uma marca que, pensa mais no mercado americano do que na Europa.
Jaguar – O E-Pace, que chega ao mercado em 2018, bem como a nova carrinha XF Sportbrake vão partilhar o protagonismo com a versão final do i-Pace eléctrico, que pode surgir no final do próximo ano.
KIA – A terceira geração do popular Cee’d é aguardada com grande curiosidade.
Land Rover - O novo Range Rover Velar já recolheu todos os elogios da Comunicação Social. Não é exactamente uma novidade, mas está prestes a chegar ao mercado e volta a ser sufragado pelos visitantes do certame.
Opel – A integração da marca de Russelsheim no Grupo PSA será tema de todas as conversas. O Grandland X, realizado com base na plataforma do Peugeot 3008, e o Crossland X, o clone do Peugeot 2008/Citroën C3 Aircross, também vão marcar presença, a par do Insignia Country Tourer.
Porsche – O radical 911 GT2 será um chamariz num espaço onde também vai surgir o novo Panamera Sport Turismo. Mas toda a curiosidade passa pela possibilidade da apresentação do Cayenne 3, sem falar nas notícias sobre a aposta da marca alemã na mobilidade eléctrica.
Renault – O novo Mégane R.S. promete vir a causar surpresa no campo dos desportivos.
SEAT – O SUV compacto Arona mostra a aposta da marca espanhola do Grupo VW num segmento que não pára de crescer.
Skoda – Depois do grande Kodiaq, a Skoda aposta no Karoq, com uma volumetria semelhante à do SEAT Ateca.
Volkswagen – A nova geração do Polo e o SUV compacto T-Roc, construído em Palmela, serão vedetas.
AUSENTES. Há muitas novidades que vão marcar o Salão de Frankfurt, mas é impossível esquecer ausências de grande peso. O Grupo Fiat/Chrysler (FSA) apenas será representado pela Abarth, Ferrari e Maserati, deixando a Alfa Romeo, Fiat, Jeep e Lancia fora dos pavilhões do IAA. O mesmo acontece com o Grupo PSA (Peugeot/Citroën), que deixou a Peugeot e a DS em casa, marcando presença com a Citroën, que vai mostrar ao público o já conhecido C3 Aircross. A Volvo é outro do grandes ausentes. Esta realidade tem assumido dimensões preocupantes para os organizadores dos grandes salões. É cada vez mais evidente que a relação custo/benefício da presença num destes certames começa a ser muito deficitária...