Foi nesta quarta-feira que a Volvo retirou o gasóleo, em definitivo, da sua oferta automóvel.
Neste dia saiu da fábrica sueca de Torslanda o derradeiro XC90, que seguiu de imediato para o museu da Volvo Cars em Gotemburgo.
Fim de uma era, o SUV simboliza o fim da produção de veículos diesel que a marca tinha anunciado o ano passado na Semana do Clima em Nova Iorque.
A missão é tão mais importante já que, há apenas quatro anos, parte significativa dos modelos vendidos era alimentada a gasóleo.
Já as propostas electrificadas eram ainda marginais, uma situação que se inverteu por completo pela aposta da Volvo na electrificação dos seus modelos.
A maioria das vendas da marca na Europa é agora conseguida com automóveis electrificados com soluções motrizes totalmente eléctricas ou híbridas plug-in.
Recorde-se que, a partir de 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas automóveis 100% eléctricos, para até 2040 atingir a neutralidade climática.
Estas metas fazem parte, segundo o construtor escandinavo, de um dos planos de transformação ambiental mais ambiciosos da indústria automóvel.
"Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de modelos premium totalmente eléctricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo", sublinhou Jim Rowan, director executivo da marca.
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