No final da Grande Guerra André Citroën decidiu reconverter a fábrica de material militar localizada no Quai de Javel (Paris) e apostou na indústria automóvel, tomando por exemplo o trabalho de Henry Ford nos Estados Unidos.
Criou um automóvel robusto, fácil de fabricar e apostou na produção em série para reduzir os custos. O objectivo era claro: democratizar a mobilidade.
No dia 4 de Junho de 1919 apresentou o Type A, o primeiro veículo a ser produzido em grande série na Europa. Era uma proposta económica para os padrões da época. Custava 7 950 francos (cerca de 10 mil euros nos dias de hoje) e era entregue com capota, sistema de iluminação e pneu sobressalente. Uma pechincha para uma época onde só os verdadeiramente ricos tinham automóveis...
O Type A Torpedo utilizava um motor de quatro cilindros com 1 327 cc de cilindrada. Debitava 18 cv de potência, mas apenas necessitava de 7,5 litros para percorrer 100 km. Podia chegar aos 65 km/h.
Foram produzidas 24 093 unidades entre 1919 e Dezembro de 1921 com diversas carroçarias.