A Toyo Cork Kogyo Company, Ltd. foi fundada em Hiroshima, no Japão, a 30 de Janeiro de 1920 e o seu negócio inicial foi a produção de cortiça sintética. Mas ao fim de pouco tempo a empresa foi abalada por problemas económicos e em 1921 foi salva da falência pela banca, que nomeou Jujiro Matsuda como novo presidente. Com 45 anos de idade e reputação na fabricação de armamento, Matsuda reconverteu a empresa para a produção de máquinas-ferramentas, ao mesmo tempo que se interessou pela fabricação de motos.
Em 1931 foi apresentado o primeiro veículo: o Mazda-GO DA, um triciclo, mas o primeiro logótipo Mazda só foi registado em 1936. Durante a II Guerra Mundial a empresa teve um papel activo na produção de armamento. Apesar de destruída pelos bombardeamentos americanos, como estava afastada do centro veio a ser um ponto de acolhimento para muitos dos sobreviventes da bomba atómica que arrasou Hiroshima.
No pós-guerra a empresa apostou na indústria automóvel. Nos anos 60, foi influenciada pelos motores rotativos (Wankel) da NSU e desenvolveu esta tecnologia. Entre 1979 e 2010 a Mazda viveu dependente de uma parceria com a Ford Motor Co., mas no final do acordo assumiu a sua autonomia com a modernidade de soluções como os motores SkyActiv.