Cecil Kimber fundou a MG no dia 12 de Abril de 1924, curiosamente no dia em que completou 36 anos de idade. Era um apaixonado pela vela e pela pesca, mas esteve na origem de uma das mais populares marcas de automóveis desportivos.
Estudou engenharia e em 1921 começou a trabalhar com William Morris (mais tarde Lord Nuffield). Um ano mais tarde assumiu a gestão da Morris Garage, em Oxford, e percebeu rapidamente que a produção de "modelos especiais" era uma importante fonte de rendimento. Nasceu assim em 1923 o "Morris Garage Cummy", que foi um sucesso.
Em 1924 começou a referir os modelos que produzia com a sigla "MG" (Morris Garage), mas só abandonou a referência Morris em favor da MG em 1925. A procura dos modelos era maior do que a oferta e em 1929 foi inaugurada a primeira fábrica da MG em Abingdon, dando origem à MG Car Company em 1930.
Em 1935, Lord Nuffield vendeu a Morris Motors e o departamento MG foi encerrado, tendo sido deslocado para a sede da empresa em Cowley e Cecil Kimber ficou como mero gestor da fábrica, que sobreviveu a reparar blindados durante a II Guerra Mundial.
A vida de Cecil Kimber entrou em colapso. O casamento tinha terminado em 1937 e Irene, a sua mulher, morreu pouco tempo depois. Dois meses depois casou com uma "nova" namorada. Em 1941 juntou-se à London Engineering Company, mas ao mesmo tempo que foi confrontado com conflitos internos, entrou em depressão.
No dia 4 de Fevereiro de 1945, na estação de Kings Cross, apanhou o comboio que seguia para Leeds onde tinha uma reunião de negócios. As condições meteorológicas eram violentas e a aderência difícil. Em vez de avançar, a composição começou a recuar, sem que o maquinista se apercebesse e foi abalroada por um comboio que saía em direcção a Aberdeen. As duas últimas carruagens foram abalroadas e perderam a vida duas pessoas, uma das quais Cecil Kimber.