A 19 de Março de 1925 a "Association Internationale des Automobile Clubs Reconnus" (AIACR) a antecessora da FIA (Federação Internacional do Automóvel) decidiu criar o Campeonato do Mundo de Construtores, que pode ser visto como um antepassado do actual Campeonato do Mundo de Fórmula 1.
Para um construtor se poder qualificar no campeonato tinha de participar no Gran Prix de Itália e no do seu país, e contavam todos os resultados menos um. Cada equipa apenas pontuava com o carro melhor classificado e o campeão seria aquele que somasse menos pontos, porque ao contrário do que acontece hoje, o primeiro recebia 1 ponto, o segundo dois pontos e o terceiro três pontos. Todos aqueles que terminassem a corrida recebiam quatro pontos, os desistentes garantiam cinco pontos e quem faltasse à partida amealhava seis pontos.
Em 1925 foram disputadas quatro provas (EUA, Bélgica, França e Itália) e a Alfa Romeo garantiu o título. Nos anos seguintes a vitória pendeu para o lado da Bugatti (1926) e Delage (1927).
O regulamento para as temporadas de 1928 a 1930 exigia a presença em três provas e, como tal não aconteceu, os títulos não foram atribuídos. Deste modo em 1931 o Campeonato do Mundo de Construtores foi substituído pelo Campeonato Europeu de Condutores.