As Autobahn (auto-estradas alemãs) marcaram a mobilidade na Alemanha antes da II Guerra Mundial. Foram mais um dos pólos de propaganda do regime nazi e também vieram a facilitar a deslocação do exército quando se iniciou o conflito.
O engenheiro Fritz Todt foi uma das figuras gradas deste projecto. Passou pela infantaria na I Grande Guerra e mais tarde aderiu ao Partido Nazi. Foi nomeado por Hitler Inspector Geral das Estradas e promoveu a construção de inúmeras auto-estradas sob a égide de uma empresa que criou para o efeito. O seu poder chegou a ser tão grande, que nem respondia a nenhum dos ministros do Reich, tendo chegado a integrar o Governo com a pasta do Armamento e Munições. Depois de uma inspecção à Frente Leste, antes da Invasão da União Soviética, alertou para a necessidade de serem melhoradas as linhas de abastecimento e o equipamento dos militares, mas não foi escutado.
Nasceu em Pforzheim a 4 de Setembro de 1891 e morreu num acidente de aviação a 8 de Fevereiro de 1942. Chegou a falar-se de um atentado, mas nada ficou provado após o inquérito instaurado por Albert Speer, uma das figuras mais sinistras do regime, que foi nomeado seu sucessor.