Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides
11 de Fevereiro de 1934: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1
00:02 - 11-02-2017
  16
HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1
HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1HOJE HÁ 83 ANOS: Nasceu John Surtees, o único campeão de motos e F1
John Surtees é o único piloto que foi campeão do mundo de motociclismo e de Fórmula 1. Impressionou em ambas as disciplinas com a sua bravura e técnica de condução. Nasceu a 11 de Fevereiro de 1934. Era o mais novo de três irmãos, filhos do dono de uma oficina de motos a sul de Londres. Aos 11 anos já tinha a sua própria moto, que ele próprio reparava e alterava, e aos 16 anos era aprendiz na Vincent (uma fábrica de motos). Começou a competir até chegar à equipa oficial da Norton em 1955, onde garantiu 68 vitórias nas 76 corridas em que participou. Entre 1956 e 1960 integrou a equipa da MV Augusta e conquistou sete títulos mundiais em diversas categorias.

Trocou as duas pelas quatro rodas de uma forma natural. Ainda em 1959 disputou uma corrida de Fórmula 3 com o Cooper de Ken Tyrrell e foi segundo atrás de um certo Jim Clark. Colin Chapman contratou-o para as últimas quatro corridas do campeonato de 1960. Foi segundo no GP de Inglaterra e quase venceu o GP de Portugal, o que o colocou na mira de todas as equipas.

Deixou definitivamente o mundo das duas rodas, declinou o convite da Lotus e ingressou na Cooper em 1961, passando para a Lola em 1962, mas os resultados não melhoraram. Mesmo assim, Enzo Ferrari, que nos anos 30 gerira uma equipa de motociclismo na Scuderia, estava atento e assegurou a presença do britânico para 1963, e no ano seguinte John Surtees venceu o Mundial de F1.

"Depois de ter sido campeão do mundo em duas rodas por sete vezes, conquistou o Campeonato do Mundo com o Ferrari 158 em 1964. Afastou-se da Ferrari (...), em 1966, quando poderia ter voltado a ser campeão", admitiu Enzo Ferrari no seu livro "Piloti, che gente...", onde não aprofunda os desencontros com um dos seus pilotos preferidos.

O britânico terminou a temporada de 1966 com a Cooper Maserati, correu nos EUA no Campeonato CanAm onde sofreu um grave acidente ao volante de um Lola, antes de assumir um papel importante na equipa Honda de F1.

"Surtees teve sempre um comportamento correcto, apesar de durante alguns anos não ter feito mais do que lutar contra os carros da Ferrari. Tornou-se piloto de testes depois de ter estado associado aos japoneses da Honda. Trabalhou com a BRM e até algumas vezes para a Ferrari. Nos últimos anos geriu a sua própria equipa de F1. Nunca garantiu resultados de relevo nem como piloto nem como titular da estrutura. Teve a lealdade de escrever-me a dizer que estas duas experiências lhe recordaram como assumi as minhas decisões, que na época considerou injustas, mas tinham a sua justificação válida para um construtor. Pela minha parte, em conclusão sobre uma situação polémica, quero recordar o que lhe disse na altura: "Sei o que perco, mas não sei o que perderei se o confirmasse [como piloto]"...
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.