Para muitos, o Buick Y-Job é considerado o primeiro concept car. Na época os salões automóvel eram locais de venda dos modelos expostos ou, quanto muito, para apresentação dos que iriam chegar nos tempos mais próximos.
Mas Harley J. Earl via mais longe e, com a sua equipa, que mais tarde deu origem ao Centro de Design da General Motors, desenvolveram um modelo que procurava afirmar-se como uma visão de referência sobre a imagem e a tecnologia dos automóveis do futuro.
Realizado com base num chassis Buick de 1937, foi concluído em 1938. Mas, como não estava à venda nem sequer passou por nenhum salão automóvel, já tinha muitos quilómetros percorridos com Harley J. Earl ao volante quando foi apresentado à Comunicação Social a 5 de Abril de 1940.
Mesmo assim impressionou pelo arrojo da forma e com soluções pouco habituais como os faróis dianteiros escondidos, vidros como elevadores eléctricos ou a possibilidade de esconder a capota atrás do habitáculo.
Este protótipo acabou por estar na origem da imagem assumida pelos Buick até aos anos 50. Foi o "carro de serviço" de Harley J. Earl até 1951 e acabou por chegar ao Henry Ford Museum onde foi restaurado e esteve exposto até 1993, altura em que foi cedido ao Design Center da GM.