O primeiro automóvel construído sob a égide de Enzo Ferrari foi o Vettura 815, que se estreou a 18 de Junho de 1940 no Grand Prix de Brescia, uma prova que faz parte da história das 1000 Milhas.
Em 1938, a reestruturação da Alfa Romeo criou conflitos internos que levaram à saída de Enzo Ferrari da gestão desportiva da marca. O acordo entre as partes impedia Enzo Ferrari de utilizar o nome da Scuderia Ferrari ou construir automóveis com o seu próprio nome.
Mas Enzo criou a Auto Avio Construzione e produziu a Vettura 815 com uma carroçaria produzida pela Touring de Milão e dois blocos de quatro cilindros do Fiat 508C Balilla, que deram origem a um motor de 8 cilindros em linha com 1,5 litros de cilindrada (daí a sigla 815).
Foram construídos dois modelos um na versão chassis curto e outro longo. Foram inscritos no Grand Prix de Brescia para o marquês Lotario Rangoni e Enrico Nardi e para Alberto Ascari e Giuseppe Minozzi, que dominaram a classe reservada aos carros de 1,5 litros de cilindrada até desistirem com um problema de transmissão.
A II Guerra Mundial interrompeu as provas de automóveis, e dos dois modelos construídos apenas se sabe que a versão de chassis curto pertence a uma colecção privada.