O primeiro Unimog (em alemão UNIversal-MOtor-Gerät) foi apresentado a 10 de Outubro de 1946 como uma proposta polivalente virada para uma utilização agrícola. Segundo se diz, contava com vias de 1,20 metros, a distância utilizada na Alemanha entre cada fileira das plantações de batatas germânicas...
Um motor fiável e a tracção 4x4 abriam vários campos para a sua utilização, mas a interdição de produção de veículos todo-o-terreno imposta pelos Aliados no final da II Guerra Mundial obrigou a Mercedes a condicionar a sua produção até 1951. Quando a limitação foi levantada, o Unimog começou a ser exportado e começou a equipar as forças militares de alguns países.
Em Portugal foi um dos protagonistas da Guerra Colonial, tendo marcado presença nos teatros de guerra em Angola, Guiné e Moçambique, onde ficou conhecido como "burro do mato".
Com o passar dos anos o projecto evoluiu e o Unimog passou a ser um veículo comum para os bombeiros, serviços florestais, protecção civil e tantos outros serviços dos mais diversos países. Graças à sua polivalência até já faz parte do mundo da competição, sendo uma presença habitual em provas de todo-o-terreno como o Dakar.