O primeiro Land Rover foi apresentado no Salão Automóvel de Amesterdão a 30 de Abril de 1948. Foi o resultado do trabalho dos irmãos Maurice e Spencer Wilks, que se inspiraram nos Jeep Willys utilizados pelos americanos na II Guerra Mundial e aproveitaram a abundância de alumínio para produzir um modelo à medida das necessidades das explorações agrícolas.
A tracção total permanente começou por ser o grande argumento para um veículo que rapidamente foi assumido pelos exércitos de vários países, abriu as portas à exploração científica em locais remotos e granjeou uma legião de fãs em todo o mundo.
As mais diversas evoluções do modelo foram produzidas até ao final de Janeiro de 2016. Para trás ficaram 2.010.933 unidades, mas a história não fica por aqui. Em 2019 a marca com sede em Whitley, Coventry (Reino Unido),
apresentou o Defender dos tempos modernos.
1958 Surgiu o Land Rover Série II, que contou com diversas versões de carroçaria, tendo sido exportado para os cinco continentes. Era um veículo de trabalho, mas também permitiu avançar com diversas expedições civis e militares.
1970 Foi lançado o requintado Range Rover, que ao longo da sua vida sofreu alterações em 1994, 2001 (passando a contar com uma carroçaria monobloco em vez de chassis de longarinas), e em 2005, quando surgiu uma versão construída sob a égide da BMW.
1971 O conceito base do veículo nunca foi muito alterado, mas a evolução tecnológica levou ao lançamento de uma nova versão, que pode ser vista como uma evolução do conceito. O novo Série III surgiu em Março com um novo design.
1983 O Série III passou a chamar-se Defender. Em 1999 foi equipado com um motor turbodiesel de cinco cilindros – o Td5 – produzido até 2007, altura em que o modelo sofreu alterações, passando a contar com um motor Ford de quatro cilindros.
1989 Para diversificar a oferta, surgiu o Discovery, modelo que esteve em produção até 1998, quando foi lançado o Discovery 2. Na Primavera de 2004, numa altura em que a empresa já era controlada pela Ford, foi apresentado o actual Discovery 3.
1997 Os todo-o-terreno destinados a uma utilização de lazer lançados no mercado levaram a Land Rover a desenvolver o Freelander, modelo que sofreu um "restyling" em 2003. Em 2006 surgiu a versão que está disponível no mercado.
2000 A Ford adquiriu a Land Rover à BMW, numa altura em que a marca alemã conheceu graves problemas depois dos seus investimentos no Reino Unido. No entanto, os americanos poderão revender brevemente este património aos indianos da TATA.
2005 Com base no chassis do Discovery lançado em 2004, surgiu o Range Rover Sport, com características mais desportivas e uma carroçaria mais compacta, respondendo às novas propostas que surgiram no mercado mundial.