A Toyota foi fundada a 28 de Agosto de 1937 por Kiichiro Toyoda, um engenheiro apaixonado por veículos automóveis, mas as origens da marca remontam a 1919 e à Toyoda Spinning and Weaving Company criada por Sakichi Toyoda, o responsável pela invenção da primeira maquina eléctrica de fiar que foi produzida no Japão. Sakichi e Kiichiro, pai e filho, vieram a automatizar esta máquina revolucionando a indústria da fiação.
Mas Kiichiro estava mais interessado na indústria automóvel, depois de ter estado nos EUA na década de 20. Nos anos 30, depois da morte do pai, deu os primeiros passos no desenvolvimento de motores de combustão a gasolina. Em 1933 fundou uma divisão automóvel na empresa que herdara, a Toyoda Loom Works, que por uma questão de facilidade de pronúncia designou de Toyota. A produção dos primeiros protótipos, um camião e o ligeiro de passageiros designado modelo A1, e a venda da patente da máquina automática de fiar, permitiu criar a Toyota Motor Corporation.
Com o início da II Guerra Mundial a Toyota começou a produzir camiões militares para o exército japonês, regressando à produção automóvel no final do conflito com o Modelo SA. Em 1957 a Toyota aventurou-se no mercado americano com o Crown, e em 1963 chegou à Europa com modelos como o Corolla, que afirmou a sua reputação ao nível da qualidade de construção e fiabilidade.
O crescimento foi assinalável em termos globais e a Toyota passou a ser um dos maiores produtores de veículos automóveis do mundo, tendo vindo a apostar de forma clara na motorização híbrida.