As turbinas a gás foram vistas durante muito tempo como uma solução alternativa à gasolina e ao gasóleo. A General Motors começou a desenvolver esta ideia nos anos 30 do século passado, mas o primeiro protótipo – o XP-21 Firebird – só foi apresentado em 1953. Tinha o aspecto de um avião com rodas e mesmo hoje ainda tem uma imagem digna de um filme de ficção científica.
HOJE HÁ 63 ANOS: o teste do XP-21 Firebird com turbina a gás
No dia 22 de Janeiro de 1954 a General Motors reservou o circuito de Indianápolis para testar o protótipo com Emmett Conklin ao volante. Hoje os 370 cv de potência para 1 134 kg de peso não impressionam ninguém, mas os 677 graus de temperatura dos gases de escape expelidos ainda são assustadores.
Depois do arranque o piloto chegou rapidamente aos 160 km/h, mas ao engrenar a segunda, das duas velocidades disponíveis na transmissão, os pneus perderam toda a tracção e a tentativa foi abortada para evitar qualquer acidente.
Apesar do fracasso inicial, a General Motors continuou a desenvolver o projecto até ao fim da década de 50, antes de o colocar de lado.