No dia 20 de Junho de 1959 foi dada a partida para as 24 Horas de Le Mans disputadas sob o signo do duelo entre a Ferrari (orgulhosa das três vitórias conquistadas desde 1949) e a Aston Martin, que perseguia o triunfo desde 1928. Numa prova muito dura, onde apenas se classificaram 13 dos 53 concorrentes que alinharam à partida, a estratégia da marca britânica funcionou na perfeição: Stirling Moss iniciou a corrida num ritmo endiabrado, sem a mínima preocupação com a distância da prova, nem precauções com a mecânica. Foi a lebre que atraiu os Ferrari 250 TR no seu encalço. Ao fim de quatro horas de prova, Allison/Silva desistiram com problemas de caixa de velocidades no Ferrari, o mesmo problema que afastou Behra/Gurney seis horas depois.
Como não podia deixar de ser, Stirling Moss/Jack Fairman também ficaram pelo caminho com problemas no motor do Aston Martin, mas a sua tarefa estava cumprida.
Mais prudentes, a dupla Phil Hill/Olivier Gendebien (Ferrari 250 TR), acabaram por garantir o primeiro lugar às três horas da madrugada, mantendo a posição até ao meio-dia de domingo. Faltavam quatro horas para o final, quando abandonaram com problemas de motor.
Foi o momento da consagração dos Aston Martin DBR1 de Carroll Shelby/Roy Salvadori e Maurice Trintignant/Paul Frère, que garantiram os dois primeiros lugares da geral, à frente do Ferrari 250 GT LWD de "Beurlys"/"Elde". Ao longo das 24 horas, os vencedores percorreram 4347,9 km à média de 181,163 km/h.