Sir William Lyons, o patrão da Jaguar, reuniu a Comunicação Social presente no Salão Automóvel de Genebra no restaurante do "Parc des Eaux Vives" para apresentar o E-Type.
O modelo conquistou de imediato todos aqueles que o viram e houve quem admitisse que a dificuldade passava pela escolha entre o roadster desenhado por Malcom Sayer e o "Fixed Head" Coupé onde Sir William Lyons e Bob Blake também participaram.
O E-Type era radicalmente diferente de qualquer outro modelo produzido pela marca, talvez por ter sido o único que não foi desenvolvido por Sir William Lyons durante a sua passagem pela Jaguar. Também inovou com a sua estrutura monobloco em aço, apresentada um ano antes desta tecnologia ser utilizada na Fórmula 1. O motor V12 de 3.781 cc debitava 265 cv de potência.
O E-Type foi produzido entre 1961 e 1975. A maior alteração, introduzida em 1969 com a segunda geração, passou pela capacidade de travagem. Em 1971, na última geração do modelo, foi adoptado um novo motor com 5.343 cc e 276 cv. Ao longo de 14 anos terão sido produzidas cerca de 70 mil unidades de um desportivo que Enzo Ferrari considerou
"O carro mais bonito, jamais construído"...