A Porsche venceu o GP de França de 1962. Foi o ponto alto de uma passagem fugaz pela F1 de uma marca que tem um currículo invejável no desporto automóvel e uma colecção de vitórias impressionantes noutras disciplinas.
O Type 804 foi o primeiro carro desenhado para a F1, um projecto que apostou na abertura dos regulamentos que apontaram para motores de 1 500 cc de cilindrada para a temporada de 1961. A marca de Zuffenhausen aproveitou a oportunidade para evoluir o Type 787 F2 para competir ao mais alto nível. Alterou o chassis e optimizou o motor. Os resultados foram promissores e a Porsche desenvolveu um motor boxer de oito cilindros para 1962. Depois de um desempenho promissor no Mónaco, Dan Gurney ganhou o GP de França, disputado em Rouen, com uma volta de vantagem sobre o Cooper-Climax de Tony Maggs.
No final de 1962 a Porsche afastou-se da F1. Reapareceu pontualmente como fornecedora de motores, mas a sua aposta na competição passou a ser o mundo das corridas de GTs e o Mundial de Resistência.