Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides

10 de Julho de 1962: Cinto de segurança

00:01 - 10-07-2016
  21
10 de Julho de 1962: Cinto de segurança10 de Julho de 1962: Cinto de segurança10 de Julho de 1962: Cinto de segurança
10 de Julho de 1962: Cinto de segurança10 de Julho de 1962: Cinto de segurança10 de Julho de 1962: Cinto de segurança
Nils Ivar Bohlin (1920-2202) foi um engenheiro da Volvo que registou no Serviço de Patentes dos Estados Unidos o cinto de segurança de três apoios.

Hoje, a primeira coisa que se faz ao entrar num automóvel é (ou deveria ser) colocar o cinto de segurança. É um gesto automático que já salvou milhões de vidas em todo o mundo em apenas 51 anos de existência. Por isso, o Smithsonian National Museum of American History, de Washington DC (EUA) decidiu destacá-lo entre as peças da colecção que representam exemplos significativos de trabalhos em prol da segurança rodoviária.

Na colecção dedicada a este tema, foi colocado um cinto montado em 1961 num Volvo PV 544, estando exposto juntamente com o banco original, tendo ambos sido certificados pela marca sueca, que confirmou que o automóvel foi produzido e vendido com aquele cinto de segurança montado de série.

Esta decisão do Smithsonian Museum é um tributo a Nils Bohlin, o engenheiro sueco que inventou o cinto de segurança de três pontos de ancoramento, um equipamento que, a partir de 13 de Agosto de 1959 passou a estar disponível nos automóveis produzidos pela Volvo.

Nils Ivar Bohlin (1920-2002) nasceu em Harnosand, na Suécia e licenciou-se em engenharia mecânica em 1939. Três anos depois começou a trabalhar no sector aeronáutico da Saab, tendo participado no desenvolvimento dos bancos ejectáveis, que então davam os seus primeiros passos.

Em 1958 ingressou na Volvo, onde assumiu a responsabilidade do sector da segurança rodoviária. Tirando partido da sua experiência anterior, iniciou o desenvolvimento de um dispositivo capaz de suster o corpo humano no seu assento, mesmo em casos de acidentes violentos.

"Percebi que era tão importante segurar a parte superior do corpo, como a inferior, utilizando uma correia no peito e outra na cintura", afirmou mais tarde Bohlin. "O cinto também tinha que ter um ponto de ancoramento abaixo do nível da anca, para segurar de uma forma apropriada o corpo após uma colisão. Foi apenas uma questão de encontrar a melhor solução", acrescentou com bastante modéstia o engenheiro, cuja actividade na Volvo se manteve sempre ligada ao campo da segurança.

Reformado em 1985, morreu em 2002, no mesmo ano em que foi integrado no National Inventors, Hall of Fame em Akron, Ohio (EUA), lado a lado com nomes como o dos irmãos Wright, os pioneiros da aviação.

O tempo passou, mas a importância do legado de Nils Bohlin impediu que o seu nome fosse esquecido, tanto mais que, se a sua invenção foi muito evoluída ao longo dos anos, nunca surgiu outra alternativa mais válida à sua utilização.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.