A Lamborghini apresentou o protótipo 350 GTV no Salão Automóvel de Turim de 1963, Chamava-se 350 GTV e foi realizado em tempo recorde.
Tudo começou com a paixão de Ferruccio Lamborghini pelos automóveis e não deixa de ser curioso que, em 1948, tenha alinhado com um Fiat Topolino, transformado e recarroçado, na edição das 1000 Miglia, onde a Ferrari se estreou a vencer com um 166 MM.
Já era um reputado construtor de máquinas agrícolas. Mais tarde, adquiriu um Ferrari e teve alguns problemas. Como era vizinho de Enzo Ferrari, pediu uma reunião ao comendador para lhe sugerir algumas alterações que poderiam melhorar o modelo. Enzo Ferrari considerou um desaforo e não recebeu Ferruccio Lamborghini, que, ofendido, decidiu começar a produzir os seus próprios automóveis.
Em 1961, a crise petrolífera levou a Ferrari a dispensar muitos dos seus técnicos e Ferruccio Lamborghini conseguiu reunir talentos como Giotto Bizzarrini e Giampaolo Dallara. Adquiriu também um terreno de 90 mil metros quadrados em Sant'Agata Bolognese, perto de Maranello, onde foi construída a fábrica que ainda hoje existe.
Recorrendo apenas a capitais pessoais, Ferruccio Lamborghini lançou-se no seu louco projecto, numa época em que os Ferrari 250 GT eram uma referência. Em apenas seis meses, a sua equipa projectou o 350 GTV, que foi apresentado no Salão Automóvel de Turim.
Equipado com um motor V12 de 3,5 litros de cilindrada com 300 cv de potência, mostrava que a Lamborghini elegia a Ferrari como grande adversária, ou não fosse o seu vizinho de Maranello o único que na época propunha automóveis com motores V12. O primeiro protótipo não foi bem recebido devido ao arrojo da forma. Foi redesenhado, mas continuou a não impressionar. Mas tudo se alterou quando a marca apresentou o Miura, que revolucionou o conceito dos Grande Desportivos.
Por estas e por outras, Enzo Ferrari não voltou a pronunciar o nome de Ferruccio Lamborghini, limitando-se a referi-lo como "o construtor de tractores lá do fundo da rua".