O Porsche Carrera GTS Type 904 nasceu com o objectivo de reposicionar a imagem desportiva da marca depois da tentativa frustrada de afirmação na F1. O projecto foi gerido por Ferdinand "Butzi" Porsche, o neto do fundador da marca, e o ambicioso objectivo passava pela criação de um "dois lugares" ganhador nas pistas e passível de ser utilizado na estrada.
Foi um modelo mais do que inovador com o seu motor colocado em posição central e uma carroçaria ultra-leve em fibra de vidro colada ao chassis, criando um semi-monobloco. O modelo ainda é reconhecido como um dos melhores designs da marca e tinha algumas particularidades curiosas: os bancos estavam fixos, mas a coluna de direcção e os pedais eram ajustáveis.
O carro foi homologado para a competição, mas o motor Type 901 não estava pronto, ou a Porsche não acreditou que pudesse resistir às exigências de provas como as 24 Horas de Le Mans. A maioria dos 904 receberam os blocos de quatro cilindros Type 547 (1.6) e Type 587/3 (2.0) e só no final da sua produção foi adoptado o Type 901 de seis cilindros opostos.
O 904 GTS surgiu em 1964 e somou triunfos na sua classe, mas a sua vida foi curta. Ao fim de dois anos de sucessos desportivos, foi ultrapassado pelo Porsche 906. Por isso apenas foram produzidas 100 unidades, que hoje são mais do que cobiçadas (e valorizadas) pelos coleccionadores.