A Renault apresentou à Comunicação Social o R16 que se afirmou como um ícone dos anos 60. Foi uma opção marcante para a Renault, que apostou numa estrutura monobloco com tracção dianteira, e ainda maior ao nível do design.
A carroçaria de cinco portas aliou a tradição dos automóveis de três volumes e quatro portas, com a forma das carrinhas, criando um novo conceito que se popularizou ao ponto de hoje ser mais do que banal.
Para dilatar o espaço no habitáculo, o motor foi montado em posição transversal e o bloco adoptou uma "cabeça" em alumínio. O conforto foi potenciado com uma suspensão independente, controlada por barras de torção. No habitáculo, bancos ao estilo de poltronas garantiam o conforto e ao mesmo tempo o apoio lateral necessário, garantindo a este modelo padrões de qualidade que eram mais habituais nas marcas mais luxuosas.
O sucesso do modelo foi tal que acabou por justificar a construção da fábrica de Sandouville, perto de Le Havre, que passou a ser a "maternidade" dos topos-de-gama da marca francesa.