O último Volvo PV 544 saiu da linha de montagem de Lundy, na Suécia, no dia 20 de Outubro de 1965. O modelo começou a ser produzido em 1958 como uma evolução natural do PV 444 e afirmou-se pela sua robustez, mas também pelas performances de um motor que podia chegar aos 95 cv e que lhe abriram as portas à presença em muitos ralis internacionais, onde teve algum sucesso.
HOJE HÁ 51 ANOS: O último Volvo 544
O preço competitivo foi outro dos argumentos de um modelo que ao longo de oito anos de produção atingiu as 440 mil unidades, 100 mil das quais foram exportadas. Quando foi apresentado, era inovador na forma e vanguardista nas propostas no campo da segurança, oferecendo vidros laminados e cintos de segurança de série, mas no final da vida o aspecto estava "fora de moda", apesar dos esforços no rejuvenescimento da imagem.
Quando o último PV 544 deixou a linha de montagem estavam presentes Gustaf Larson, o engenheiro co-fundador da Volvo, em parceria com o investidor Assar Gabrielsson, mas também Nils Wickstrom, um icónico piloto de testes da marca sueca.