Em 1964 o Rali de Monte Carlo foi disputado entre 17 e 23 de Janeiro, tendo sido marcado pela vitória do Mini de Paddy Hopkirk/Henry Liddon, que surpreenderam a concorrência. A dupla partiu de Minsk, na então União Soviética, para garantir o sucesso nas ruas de Monte Carlo.
O Mini já não era um desconhecido nestas andanças. Tudo começou com o desenvolvimento realizado por Paddy Hopkirk, que elevou a cilindrada para 1 275 cc e conseguiu garantir 180 cv de potência numa carro leve e ágil que começara a competir em 1962, tendo ganho o Rali das Tulipas e o de Baden-Baden, apesar de não ter ido além do quinto posto com Aaltonen/Ambrose, no RAC, disputado em Inglaterra.
Na estreia no Monte Carlo em 1963 não conseguiu melhor que o terceiro lugar (Aaltonen/Ambrose), apesar de ter ganho o Rali Alpino. Em 1964 o Mini esteve em foco no Monte Carlo com Hopkirk/Liddon (1º). Makinen/Vanson (4º) e Aaltonen/Ambrose (7º). Foi a primeira de três vitórias no mais famoso rali do mundo, onde Tommi Makinen/Paul Easter ganharam em 1965 e Rauno Aaltonen/Henry Liddon em 1967.