No dia 6 de Agosto de 1966, às 10h30m em ponto, ouve-se o hino nacional
"enquanto no forte de Almada uma bateria dá os 21 tiros da ordenança em salvas compassadas. Lá longe, sobre o rio, sobe um foguete que estoira e deixa um rasto de fumo. E mais foguetes e morteiros rebentam nas alturas, anunciando o começo da cerimónia" de inauguração da Ponte Salazar, lia-se na edição de 7 de Agosto de 1966 do DN.
Nessa altura era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos EUA. Com 2 280 metros de extensão e com o tabuleiro a 70 metros do nível da água, começou a ser construída a 5 de Novembro de 1962.
Depois das cerimónias oficiais a travessia foi aberta ao público às 15 horas e, segundo o DN,
"um Austin Seven verde, com a matrícula DC-72-48 foi o primeiro automóvel a entrar no tabuleiro a caminho de Almada". Nessa época a ponte só tinha duas vias em cada sentido e as cinco cabines de portagem estavam colocadas no sentido norte-sul.
A primeira alteração na ponte, que depois da Revolução passou a chamar-se 25 de Abril, surgiu em 1990, com a abertura de uma quinta via reversível, no espaço do anterior separador central. Três anos depois o parque de portagens foi trocado para o sentido Almada-Lisboa. Em 1995 começaram os trabalhos de alargamento do tabuleiro, para permitir criar três vias em cada sentido (inauguradas em 1998) e a construção de um tabuleiro para a via férrea, inaugurada a 29 de Julho de 1999.