A "Baja California" é uma das mais reputadas corridas de todo-o-terreno do mundo, para não dizer uma verdadeira loucura sobre rodas.
Tudo começou em 1962 quando a Honda imaginou uma tentativa de recorde, capaz de afirmar o potencial da nova moto CL72 Scrambler. Depois de vários contactos, Dave Ekins e Billy Robertson Jr. aceitaram o desafio de ligar Tijuana, a maior cidade da Baja-California, a La Paz, junto da fronteira mexicana.
Dave Elkins estabeleceu o primeiro recorde ao percorrer os cerca de 1 533 km em 39h 56m e, como os recordes são feitos para ser batidos, muitos outros acorreram à Baja California onde rapidamente se assistiu a um confronto entre motos e os mais variados tipo de veículos de quatro rodas. Mas a confusão era geral e a anarquia uma regra...
Por isso em 1967 a organização passou para as mãos da "National Off Road Racing Association" (NORRA), que definiu as regras do jogo. Na primeira edição "a sério", disputada entre Tijuana e La Paz, a vitória nas motos pertenceu a J.N. Roberts e Malcolm Smith em Husqvarna e nos carros venceu o Meyers Manx VW de Vic Wilson e Ted Mangels.
No ano seguinte a partida foi mudada para Ensenada e em 1972 teve lugar em Mexicali, na última edição promovida pela NORRA, que veio a ceder a sua posição ao Baja Sports Committee, que alterou o nome da corrida para Baja 1000. Em 1974 a prova não se realizou devido à crise petrolífera, mas desde 1975 até hoje reúne anualmente milhares de adeptos do todo-o-terreno na Baja California.