John Zachary DeLorean (6 de Janeiro de 1925/19 de Março de 2005) foi um engenheiro e empresário americano. A 1 de Fevereiro de 1969 assumiu a liderança da Chevrolet, depois de ter subido no ranking da Pontiac, onde fez sucesso com o GTO e o Grand Prix.
Como presidente da Chevrolet conseguiu vender 3 000 000 de veiculos em 1973, o que o colocou na "pole-position" para a presidência do Grupo General Motors (GM). Mas abandonou a GM no final de 1973 para criar a sua própria empresa, tendo afirmado que ia mostrar à General Motors como se devem fazer automóveis. Reuniu um financiamento de 200 milhões de dólares, construiu uma fábrica na Irlanda do Norte e começou a produzir o futurista DMC-12, que entrou para a história com o filme "Regresso ao Futuro".
O carro despertou grande curiosidade a nível global, mas a empresa entrou em graves carências económicas. Recusando abandonar o seu projecto, DeLorean achou que os fins justificavam os meios e envolveu-se no tráfico de droga numa tentativa desesperada para salvar a empresa. Em 1982 foi detido após ser apanhado no meio de um negocio de 24 milhões de dólares em cocaína e julgado por tráfico e lavagem de dinheiro.
O júri de um tribunal americano considerou que o acusado havia sido vítima de uma armadilha orquestrada pela polícia e DeLorean acabou por ser libertado. Mas a sua reputação terminou ao mesmo tempo que o seu projecto de construção automóvel.