As 24 Horas de Le Mans de 1969 marcaram uma alteração radical na forma de partida para a prova. Em 1923 e 1924 os carros alinhavam na recta da meta com os números ímpares à direita e os pares à esquerda, mas em 1925 foi criada a partida "tipo Le Mans" com os carros alinhados em espinha no lado das boxes, ordenados dos ordem decrescente da cilindrada até 1962 e de acordo com o tempo dos ensaios desde 1963. Ao sinal de partida os condutores corriam para o volante e partiam, muitas vezes sem os cintos de segurança apertados.
O belga era um forte crítico deste procedimento e em protesto atravessou a corrida a passo. Sentou-se ao volante, apertou o cinto de segurança e só depois partiu em perseguição dos seus adversários, que já lá iam...
Ficou a atitude, mas isso não impediu Jacky Ickx partilhar a vitória com Jackie Oliver ao volante de um Ford GT40 depois de um duelo épico com o Porsche 908 de Hermann/Larrousse. Durante a última das 24 horas os dois carros trocaram de posição por oito vezes e cortaram a meta separados por cerca de 120 metros.
Para a história ficou uma das corridas mais disputadas e a posição de Jacky Ickx, que levou a organização a alterar o procedimento de partida. Em 1970 os carros continuaram alinhados, mas com os pilotos ao volante, mas em 1971 foi adoptada a partida lançada com uma grelha ordenada de acordo com o tempo da qualificação.