Jean-Luc Therier/Jacques Jaubert garantiram a vitória no Rali de Sanremo com um Alpine-Renault e ofereceram à marca francesa o título de Campeã do Mundo de Construtores no primeiro ano deste campeonato.
O calendário contou com 13 provas, algumas das quais ainda hoje integram o Mundial, mas apenas estava em causa o título de construtores. Só em 1977 foi disputada a Taça do Mundo de Pilotos, que dois anos mais tarde daria origem ao Campeonato do Mundo de Pilotos.
O Rali de Monte Carlo foi a primeira prova da temporada de 1973 e a vitória sorriu ao Alpine-Renault A110 de Jean-Claude Andruet. Stig Blomqvist (Saab 96 V4) ganhou o "seu" Rali da Suécia e Jean-Luc Therrier (Alpine) foi o primeiro no TAP-Rali de Portugal. Shekhar Metha afirmou o Datsun 240 Z no Rali Safari disputado no Quénia, mas a Alpine-Renault reencontrou-se com os sucessos no Rali de Marrocos (Bernard Darniche) e no Rali da Acrópole (Jean-Luc Therier). Os triunfos do Fiat 124 Abarth de Achim Warmbold (Polónia) e do Ford Escort RS de Timo Makinen (1000 Lagos) adiaram a questão do título.
Mas no rali de Sanremo, disputado em Itália, Jean-Luc Therier arrumou a questão do campeonato de construtores a favor da Alpine-Renault. O Rali dos EUA foi ganho pelo Toyota Corolla de Walter Boyce e no RAC-Rali de Inglaterra triunfou Timo Makinen com o Ford Escort RS. Mas a Alpine-Renault fechou a temporada com chave de ouro com o triunfo de Jean-Pierre Nicolas na Volta à Córsega.