Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides

8 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F1

00:02 - 08-04-2017
  5
8 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F1
8 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F18 de Abril de 1979: Primeira “pole” de Villeneuve na F1
Gilles Villeneuve (18 de Janeiro de 1952/8 de Maio de 1982) teve uma carreira tão curta como vertiginosa na F1. Mais do que os resultados, o seu estilo de condução agressivo valeu-lhe uma legião de "tiffosi", sobretudo após o duelo com René Arnoux (Renault) no GP De França de 1979.

Depois de espantar meio mundo na sua estreia com a McLaren no GP de Inglaterra de 1977, foi contratado pela Ferrari para as duas últimas corridas dessa temporada.

Disputou 67 provas entre a estreia em 1977 e o acidente fatal nos treinos para o GP da Bélgica em 1982.

"Com o seu temperamento conquistou rapidamente as multidões", admitiu Enzo Ferrari nas suas memórias.

"Tinha uma capacidade destrutiva, esmagava semi-eixos, caixas de velocidades, embraiagens, travões", acrescentou o Comendador no livro "Piloti, Che Gente". Por isso, talvez seja a sua forma de estar em pista que deixa saudades. Mas também por essa agressividade apenas ganhou seis das 67 provas em que participou, e metade dos abandonos que registou foram devido a acidentes e saídas de pista.

Curiosamente apenas garantiu duas pole-positions. A primeira no GP dos Estados Unidos-West, disputado em 1979 no circuito de Long Beach, onde também venceu, e a segunda no GP de San Marino em 1981.


Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.