O GP do Canadá de 1973 foi a primeira corrida onde um "safety car" entrou em pista para neutralizar a prova. Foi algo inédito num ano marcado por vários acidentes graves antes da chegada ao Canadá, onde as condições meteorológicas criaram condições difíceis numa pista que foi secando.
Estava preparado um Porsche 914 amarelo, que foi chamado a neutralizar a corrida disputada no circuito de Mosport, numa altura em que duas ambulâncias entraram em pista para recolher François Cevert (Tyrrell), em dificuldades. Estavam cumpridas 36 voltas e Eppie Wietzes, o condutor do "safety car", recebeu indicações para se colocar à frente de Jackie Stewart (Tyrrell). Mas o escocês estava nas boxes e a corrida foi neutralizada à frente do oitavo classificado, fazendo os primeiros sete perderem terreno.
O "safety car" saiu de pista na volta 45 e a corrida terminou. No final, Revson (McLaren), Fittipaldi (Lotus) e Oliver (Shadow). A confusão foi geral, porque a cronometragem era mais ou menos um volta-a-volta feito à mão e a estreia do "safety car" acabou por adulterar o resultado final.