A história desportiva do Audi quattro começou em Portugal. No Rali do Algarve de 1980, Hannu Mikkola conduziu extra-classificação um dos primeiros protótipos, afirmando desde logo a validade do projecto.
A presença do Audi quattro no Campeonato do Mundo de Ralis foi equacionada por Ferdinand Piech desde o início do projecto. O então responsável pelo desenvolvimento técnico da marca viu nesta disciplina (que atravessava uma fase de alteração de regulamentos) o quadro ideal para afirmar a validade da tracção total permanente.
Depois de ultrapassada a proibição que até aí impedia que a tracção total fosse utilizada nas provas do Campeonato do Mundo, a Audi estabeleceu um plano: em 1980 seriam realizados testes aturados com os primeiros protótipos da versão de ralis do quattro e, no ano seguinte, a equipa que então se formara (a Audi Sport), participaria num número seleccionado de provas que seriam um teste final para a presença no Mundial de 1982.
Contudo, este calendário acabou por ser ultrapassado pelo bom desempenho do modelo desde os testes iniciais, pelo que no Outono de 1980 o Audi quattro parecia pronto para o seu baptismo desportivo. No entanto, a marca decidiu não correr riscos numa presença oficial, tendo chegado a acordo com os organizadores do Rali do Algarve, prova pontuável para o Campeonato da Europa, apresentando o seu protótipo conduzido por Hannu Mikkola que, com o número zero nas portas, competia sem competir, ou seja, podia disputar a prova, ser cronometrado, mas não contava para a classificação.