O Porsche 956 fez a sua primeira aparição pública nas 6 Horas de Silverstone, numa prova onde o passado e o presente dos novos regulamentos do Campeonato do Mundo de Sport Protótipos ainda se confundiam. Para trás ficaram as performances, face a um novo campeonato em que o consumo de combustível passou a ser a regra base, com carros onde o limite dos depósitos estava limitados a 100 litros.
A Porsche entregou a Nobert Singer o desenvolvimento dum carro segundo este pressuposto. Com a colaboração da Bosch e graças aos novos sistemas de gestão, foi garantida a eficácia energética do motor montado num chassis monocoque em alumínio, o que permitiu limitar o peso a 800 kg. O 956 pode não ter o mesmo peso mediático/sentimental dos 917, mas está na mesma linha...
Na estreia em Silverstone, Jacky Ickx/Derek Bell venceram a nova categoria "Grupo C", mas a vitória absoluta caiu nas mãos da Lancia. A Porsche abdicou de alinhar nos 1000 km de Nürburgring para preparar a presença nas 24 Horas de Le Mans onde arrasou a concorrência. Os carros inscritos para Ickx/Bell, Mass/Schuppan e Haywood/Holbert/Barth garantiram os três primeiros lugares da geral.
Foi a primeira de seis vitórias consecutivas da equipa oficial e de privados como a Joest Racing. O desenvolvimento do 956 visou a criação de um modelo que pudesse competir no "Mundial", mas também na categoria IMSA GTP nos EUA, onde uma mudança dos regulamentos obrigou a fazer alterações ao 956, dando origem ao 962C.