Ayrton Senna é uma lenda e pode dizer-se que ela começou no dia 3 de Junho de 1984 no GP do Mónaco. Era a primeira temporada do brasileiro na F1 e o Toleman-Hart não era a melhor ajuda para promover um jovem piloto que chegava a Monte Carlo como mais uma promessa, mas a corrida mostrou que o brasileiro tinha todas as condições para se afirmar.
A prova foi disputada sob chuva intensa. Alain Prost (McLaren) assumiu o comando seguido por Nigel Mansell (Lotus-Renault) e pelos Ferrari de René Arnoux e Michele Alboreto. Ayrton Senna (12º à partida) ganhou três posições nas primeiras voltas e mostrou que não queria ficar por ali. Prost e Mansell discutiam a liderança e pouco a pouco Ayrton Senna passou do quinto para o terceiro lugar, mantendo um ritmo muito elevado numa pista alagada e com visibilidade reduzida.
Aproximou-se de Nigel Mansell, que acabou por se despistar, e garantiu a segunda posição. Alain Prost não estava longe e o francês e começou a perder terreno com problemas com os novos travões de disco de carbono do McLaren, que não atingiam a temperatura ideal.
A vitória parecia possível e Ayrton Senna ainda conseguiu ultrapassar o francês, mas a corrida foi interrompida ao fim de 31 das 77 voltas previstas, por decisão do director de prova que era, nem mais nem menos, Jacky Ickx, um piloto reconhecido como especialista na condução à chuva. De acordo com os regulamentos, nestas condições a classificação é ordenada pela volta anterior àquela em que foi dada a bandeirada final e, por isso, Ayrton Senna foi relegado para o segundo lugar. Foi o seu primeiro pódio, mas o primeiro grande sucesso teve um sabor amargo...