Jean Rondeau é o único piloto que conseguiu vencer as 24 Horas de Le Mans ao volante de um carro com o seu nome. Nasceu perto de Le Mans a 13 de Maio de 1946 e sempre foi um apaixonado pela competição, mas nunca foi um nome de peso no desporto automóvel. Teve uma passagem fugaz pela Fórmula Renault antes de se dedicar aos carros de turismo, mas teve algum sucesso em Le Mans nos anos 70 com a equipa Inaltera, antes de o patrocinador se retirar.
Reuniu então os apoios para manter a sua própria equipa, onde envolveu Henri Pescarolo, e em 1980 saiu do anonimato com a vitória numas 24 Horas marcadas por chuvas fortes que favoreceram o protótipo Rondeau 379 B partilhado por Jean Rondeau e o veterano Jean-Pierre Jaussaud. No final da prova, o sucesso foi ainda mais saboroso por que obtido face ao Porsche 908/80 de Jacky Ickx/Reinhold Joest.
Apesar dos esforços da equipa, Jean Rondeau não voltou a ser protagonista nas suas 24 Horas de Le Mans. Morreu a 27 de Dezembro de 1985 num estúpido acidente, nunca bem explicado, quando o seu Porsche foi colhido por um comboio numa passagem de nível.