O Autódromo do Estoril recebeu o último GP de Portugal a 22 de Setembro de 1996. Desde o início da temporada a prova esteve em risco por falta de dinheiro para cumprir as exigências do promotor do campeonato. E não era apenas uma questão de aumentar a segurança de uma pista que recebeu a F1 entre 1984 e 1996.
Na penúltima prova do campeonato, Jacques Villeneuve (Williams), em confronto directo com Damon Hill, garantiu a mais saborosa das quatro vitórias que alcançou no seu primeiro ano na F1, adiando para o GP do Brasil a questão do titulo, que viria a pender para o lado do britânico.
O domínio dos Williams-Renault era esperado, mas as coisas não começaram bem para Jacques Villeneuve, que se atrasou á partida. Uma arriscada ultrapassagem a Michael Schumacher (Ferrari) permitiu-lhe chegar ao segundo lugar e depois recuperou nove segundos ao seu companheiro de equipa, aproveitando a paragem do britânico para reabastecer para chegar ao comando. No final da prova, Michael Schumacher resistiu ao "forcing" de Jean Alesi (Benetton) e garantiu o terceiro posto.
Pedro Lamy, ao volante do Minardi, deixou "morrer" o motor à partida e ficou condenado ao último lugar.
"A embraiagem deve ter aquecido em demasia na volta de lançamento e na altura da partida senti algo de anormal, mas não consegui reagir a tempo. Nem sei o que senti porque julguei que ia desistir logo ali", afirmou o piloto português a José Miguel Barros, que o cita no seu livro "Fórmula 1 1996".