Todas as narrativas são unânimes em atribuir a invenção do automóvel aos alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler, por volta de 1885. Mas… o que se entende exactamente por um automóvel? Se é um meio de transporte totalmente controlável, com direcção e travões, por exemplo, então a narrativa está, de facto, correcta. Contudo, se nos ficarmos por algo mais simples, como um motor de combustão que se ligava a um chassis com quatro rodas e o fazia mover, então talvez toda a história tenha de ser reescrita.
Porque a 18 de Setembro de 1831, nasceu, na cidade alemã de Malchin, embora de nacionalidade austro-húngara, Siegfried Marcus que se distinguiria pelo seu génio inventivo. Nomeadamente nos capítulos da electricidade, do telégrafo e equipamentos científicos.
Foi em 1870, portanto 15 anos antes do carro de Benz e Daimler, que Siegfried Marcus aplicou um motor de combustão com carburador (e já a funcionar a gasolina) a um carro de transporte de quatro rodas. Ficou conhecido como
"o primeiro carro de Marcus" e chegou a andar, embora não servisse para transportar pessoas. Marcus tinha também inventado o seu próprio motor a dois tempos, ao descobrir o poder que se soltava da inflamação do combustível líquido por uma faísca. Na primeira viagem histórica o seu carro percorreu cerca de 150 metros!
Os anos seguintes passou-os a aperfeiçoar as suas invenções, registando um total de 131 patentes em 16 países. Mas nunca registou a patente do automóvel… E já a dupla Benz/Daimler tinha mostrado o seu primeiro carro – apenas de três grandes rodas – quando o austro-húngaro construiu, em 1988, o "segundo carro de Marcus" que ainda hoje é propriedade do Clube Automóvel da Áustria. Consta mesmo que é o automóvel de motor de combustão interna mais antigo em todo o Mundo!
Siegfried Marcus morreu em 1898, tendo sido reconhecido e honrado em vida como grande cientista e inventor. Sucede, contudo, que Marcus era judeu e, quando a Alemanha nazi anexou a Áustria, o departamento de propaganda nazi ordenou a destruição de toda a sua obra, bem como a remoção dos memoriais em sua honra e do seu nome dos livros!
Daí continuar a ser relativamente difícil encontrar dados exactos relativos às invenções de Siegfried Marcus. Mas uma coisa é certa: o pioneirismo de inventar um carro de quatro rodas a andar sozinho, com motor de combustão pertence-lhe por inteiro!