Bertha Ringer nasceu em 1849 numa família ligada aos negócios. Em Julho de 1872 casou com Karl Benz e, de acordo com a lei, perdeu o direito de gerir os negócios, mas não perdeu a determinação nem a visão estratégica.
Numa altura em que se multiplicavam os inventos e se afirmavam os nomes dos inventores, o passo seguinte que levava à comercialização era mais lento e difícil. Mas Bertha Benz tinha pressa. Por isso imaginou uma viagem que permitisse afirmar as potencialidades do novo invento, assumindo em segredo uma viagem louca que ficou para a história como a primeira "maratona" de um automóvel, cuja velocidade máxima não ultrapassava os 16 km/h.
As dificuldades não assustaram frau Benz, que, acompanhada pelos seus filhos (Eugen, de 15 anos, e Richard, de 14), decidiu partir de Mannheim, seguindo por Weinheim, Heidelberg, Wiesloch e Durlach, até Pforzheim, onde tinha nascido.
Foi uma viagem de 106 km, num percurso onde apenas se podiam encontrar alguns cavaleiros e carruagens. Um trajecto onde o primeiro automóvel e a primeira viajante sentada atrás de um volante estavam entregues a si próprios, tanto mais que, não havendo automóveis, também não existiam zonas de reabastecimento.
Mas, apesar de tudo, Bertha Benz chegou a Pforzheim.
Depois de tudo o que tinha passado, foi altura de avisar Karl Benz do êxito de uma aventura que assumiu em segredo. Por isso, na sua terra natal, enviou um telegrama com a notícia do sucesso da sua viagem. Mas frau Benz não estava satisfeita, nem abatida com as provações por que passara. Por isso, decidiu regressar a casa da mesma forma como saíra e, no dia seguinte, repetiu a jornada que havia sido uma odisseia e que hoje é recordada como a primeira grande viagem realizada por um veículo automóvel. Foram cerca de 180 km de maus caminhos que serviram para atestar o potencial da invenção de Karl Benz.
Durante a viagem, a reacção de todos os que se cruzaram com o "veículo sem cavalos" foi a melhor publicidade que este poderia ter tido, e as informações de Bertha Benz contribuíram para aperfeiçoar o protótipo, que, graças a este teste, veio a ser melhorado.